Política Politica
Areia de Baraúnas promove ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya
A vigilância e controle do Aedes Aegypti é uma responsabilidade de todos. Ações como o Perifocal são essenciais para manter a população protegida contra as doenças transmitidas pelo mosquito
09/05/2023 19h06
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Foto: Divulgação

Na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de Areia de Baraúnas realizou nesta terça-feira (09) o Perifocal em diversos locais do município. A ação, realizada pela Vigilância Ambiental, teve como objetivo eliminar focos do mosquito em quintais de residências, terrenos baldios e pontos estratégicos da Rampa.

O Perifocal é uma medida de controle vetorial que consiste na aplicação de larvicida e eliminação de criadouros do mosquito em um raio de 300 metros ao redor do local onde foi detectado um caso suspeito ou confirmado de dengue, zika ou chikungunya. Além disso, é realizada a nebulização com inseticida para eliminar os mosquitos adultos.

A iniciativa é fundamental para proteger a saúde da população e evitar a propagação dessas doenças, que podem trazer graves consequências para a saúde, especialmente para crianças e idosos. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da colaboração da população na eliminação de possíveis focos do mosquito em suas residências, evitando o acúmulo de água parada em recipientes, como pneus, garrafas e vasos de plantas.

A vigilância e controle do Aedes Aegypti é uma responsabilidade de todos. Ações como o Perifocal são essenciais para manter a população protegida contra as doenças transmitidas pelo mosquito.

Patosonline.com