As séries C e D do Campeonato Brasileiro terão o uso do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR). De acordo com o assessor de arbitragem, George Alves Feitoza, confirmou que a tecnologia já usada nas séries A e B será utilizada nas divisões inferiores.
O VAR começou a ser utilizado, de forma integral, na Série A em 2019. Já na Série B, o uso da tecnologia começou em 2021, mas apenas no segundo turno da competição, sendo implantado para as 38 rodadas no ano seguinte. O uso do árbitro de vídeo nas divisões inferiores será um pouco mais tímido no início. Ao ge.globo, George Alves deu detalhes do começo do uso do árbitro de vídeo na 3ª e na 4ª divisões.
“No caso da (Série) C, começa na segunda fase, quando a competição terá dois grupos com oito equipes cada. A partir desta fase, até a final, será utilizado o VAR”, explicou George.
“Já na Série D, o árbitro de vídeo será implementado a partir da fase que define os quatro classificados para a Série C do ano que vem. Assim, o VAR começa a ser usado na Série D nas quartas de final da competição”, completou.
Na segunda rodada da Série C, a delegação do Botafogo-PB ficou na bronca com a arbitragem. Na partida contra o Remo, que o Belo venceu por 2 a 1, a reclamação ficou por conta do gol marcado pelo Remo. A alegação é que o jogador Muriqui estava em posição irregular quando recebeu a assistência que resultou no gol.
Por reclamações assim, o uso da tecnologia na 3ª e na 4ª divisão já era pedido por muitos clubes e torcedores. A Paraíba é representada na Série C pelo Botafogo-PB e na Série D por Campinense, Sousa e Nacional de Patos.
Por Gabriel Abdon - Jornal da Paraíba