Nesta quarta-feira (17), a redação do Patosonline.com recebeu uma denúncia anônima de um internauta, o qual resolveu expor um caso extremamente preocupante que segundo ele está acontecendo na 6ª Gerência de Saúde do Estado.
De acordo o denunciante, há quase 20 dias está faltando insulina (Lantus) na 6ª Gerência de Saúde do Estado, sendo que dezenas de idosos estão sem tomar insulina (medicamento indispensável para manter a glicose controlada do diabético), sem ter sido informada uma previsão de quando chegará, o que acaba causando diversos transtornos
"Se um ou dois dias sem tomar já é suficiente para descontrolar as taxas do diabético, imagine semanas sem o uso adequado”, disse o internauta.
A preocupação maior do cidadão corresponde aos prejuízos que a falta do medicamento pode trazer para os usuários. Ele pede um posicionamento da 6ª Gerência, pois os idosos não podem ficar sem tomar esse medicamento.
De acordo com a bula desse medicamento, “LANTUS é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia (nível alto de açúcar no sangue)".
Procurado pelo Patosonline.com, o Gerente Regional de Saúde, Zeca, esclareceu o atraso na distribuição desse medicamento ocorreu por consequência da demora na entrega pelo prestador, devido à falta de uma substância que compõe esse tipo de insulina. Com isso, a importação ficou impossibilitada de ser realizada e o prestador (quem ganhou a licitação) demorou a entregar. No entanto, ele afirmou que conseguiu um carregamento extra e que há previsão para a chegada dele até sexta-feira, dia 19 de maio, com posterior distribuição na segunda-feira, dia 22.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Patosonline.com