Regional Regional
Mais de 57 mil paraibanos tem direito ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda
24/05/2023 08h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Com informações de Clickpb

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda na Paraíba irá contemplar 57.278 contribuintes, segundo informações confirmadas pela Receita Federal.

O 1º lote de restituição será pago no dia 31 de maio, com valores referentes ao ano de 2022. A consulta já pode ser feita a partir das 10h desta quarta-feira (24).

O valor total que será pago aos contribuintes no primeiro lote será de R$ 118.316.204,95. O pagamento ocorrerá em cinco lotes, sendo o primeiro em 31 de maio, e os demais sempre no último dia útil de cada mês, até setembro.

De acordo com a Receita Federal, a consulta poderá ser feita a partir das 10h desta quarta-feira (24). O primeiro lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

No Brasil, o valor de RS 7,5 bilhões será pago a 129.925 contribuintes. Segundo o órgão, este é o maior valor já pago em restituição do IRPF. Têm prioridade a receber restituição neste primeiro lote, os contribuintes idosos acima de 80 anos; deficientes físicos, mentais ou moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Para consultar a restituição, basta acessar a página da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". O contribuinte também pode consultar pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Conforme a Receita Federal, o valor da restituição é pago na conta bancária informada na declaração do imposto de renda. O pagamento pode ser feito de forma direta ou por meio da chave PIX.

Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, o valor fica disponível durante um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o pagamento pelo site do Banco ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Por Genival Junior - Patos online.com

Com informações de Clickpb