Termina nesta quarta-feira, 31 de maio, o prazo para que criadores de animais bovinos e bubalinos possam vacinar os seus rebanhos contra a gente AFTOSA.
Segundo informações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), cerca de 55.332 animais bovinos ou bubalinos precisam ser vacinados na região de Patos, boa parte deles, 15.240 animais em São José de Espinharas e outras 13.266 cabeças no município de Patos.
Segundo informações obtidas junto ao escritório regional da Defesa Agropecuária com sede em Patos, o comparecimento dos criadores da região tem crescido nos últimos dias, com expectativa de aumento da demanda de informações sobre animais vacinados até o dia 10 de junho, prazo para os criadores informarem os animais vacinados na Defesa Agropecuária.
Nas últimas semanas, algumas prefeituras da região disponibilizaram a vacina para os criadores, e os quantitativos de animais vacinados serão informados de forma coletiva.
Cada animal receberá doses de 2 ml do imunizante e posteriormente o criador faz a declaração nos escritórios da Defesa Agropecuária ou de forma virtual pelo site www.sedap.pb.gov.br ou pelo e-mail geda@sedap.pb.gov.br.
Após o prazo, os criadores terão 10 dias para comprovar a vacinação, a fim de evitar sanções e multas e poder transitar livremente dentro do estado com o rebanho.Com a vacinação em dia, o criador ficará com o rebanho protegido e terá garantida a emissão da Guia de Trânsito Animal-GTA, que que possa haver a comercialização. A meta do Governo da Paraíba é conseguir o status de livre da febre aftosa sem vacinação, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Por Genival Junior - Patosonline.com