Política Politica
Diretor da UPA do Jatobá enfatiza a importância da classificação de risco para priorizar casos mais graves
Anderson explicou que a UPA trabalha com base no protocolo de Manchester, que classifica a gravidade de cada paciente de acordo com os sinais vitais
02/06/2023 21h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Coordecom

No dia 16 de maio de 2023, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA João Bosco de Araújo – UPA do Jatobá) completou um ano de funcionamento. Durante esse período, a UPA registrou mais de 46 mil atendimentos, realizou mais de 13 mil exames laboratoriais e atendeu mais de 10 mil crianças em situações de urgência e emergência.

Em entrevista ao programa Hora 102 na Rádio Itatiunga 102,9 FM, o diretor da UPA do Jatobá, Anderson Sóstenes, enfatizou a importância deste serviço para toda a cidade de Patos e, principalmente, para os bairros da Zona Sul. Ele ressaltou que a UPA atende casos de urgência e emergência, incluindo pacientes com grau elevado de dificuldade no atendimento.

Anderson explicou que a UPA trabalha com base no protocolo de Manchester, que classifica a gravidade de cada paciente de acordo com os sinais vitais. A tabela possui cores diferentes que indicam a urgência de cada atendimento. “A UPA foi feita para os pacientes que estão com demandas de urgência e emergência, ou seja, aqueles pacientes com risco de morte”, destaca.

Além disso, o diretor lembrou que Patos possui 41 unidades básicas de saúde funcionando em horário diurno e 4 unidades que ampliam o atendimento no período noturno das 18h às 22h. Essa facilitação é justamente para oportunizar que a população tenha amparo nos casos leves e deixem as UPAs para os pacientes com casos mais graves.

A cidade de Patos também dispõe da UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda (UPA do Campo da Liga), que também realiza a mesma assistência aos pacientes em casos de urgência e emergência.

Coordecom