No último dia 5 de junho, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, escolas da zona rural de Santa Terezinha se uniram em um projeto de conscientização e preservação ambiental, que já está em andamento desde o ano passado. Em uma iniciativa conjunta, os alunos de seis escolas do campo participaram de um passeio ecológico à Fazenda Tamanduá.
O objetivo do projeto é promover mudanças nos valores, hábitos e atitudes dos alunos em relação à preservação do meio ambiente. A ação conta com uma importante parceria da Universidade Federal de Campina Grande em Patos (UFCG), que doou 20 mudas de plantas para serem utilizadas no projeto.
Sob a supervisão do agrônomo George Alves Dias, da Fazenda Tamanduá, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a plantação de mangueiras. No local, eles participaram de uma breve palestra sobre processos de preservação e cuidados com o meio ambiente, o processo de produção e colheita das mangas, a transformação da matéria orgânica, os processos de adubação, a agricultura bioorgânica, a coleta seletiva e a importância da água para a produção agrícola.
Além disso, como parte das atividades do projeto, foram realizados plantios de mudas de Mangueira, Goiabeira, Pinha e Amora em todas as Escolas do Campo de Santa Terezinha. Essas seis unidades escolares estão desenvolvendo um trabalho conjunto em parceria com as famílias, visando fortalecer a conscientização ambiental e a valorização da flora local, são elas:
E.M.E.F. Antônio Carneiro Bastos (Capesa)
E.M.E.F. Manoel Rodrigues de Amorim (Várzea Redonda)
E.M.E.F. Porfírio Higino da Costa (Santana)
E.M.E.F. Polonordeste Tamanduá (Fazenda Tamanduá)
E.M.E.F. Urtiga de Baixo ( Urtiga de Baixo)
E.M.E.F. Vereador Francisco Barbosa Coelho (Maracujá)
Por Patosonline.com
Com informações do Blog do Jordan Bezerra