Nesta quinta-feira, dia 08 de junho, a redação do Patosonline.com foi procurada pela jovem Francisca Marta, de 21 anos de idade, residente no bairro, em Patos, pedindo ajuda para tentar conseguir realizar uma cirurgia de retirada de pedra no rim.
A história de Francisca Marta é marcada por uma luta constante contra a presença recorrente de pedras nos rins, uma condição extremamente dolorosa e debilitante. Ela descobriu o problemas aos 15 anos e após passar por uma cirurgia a laser há cinco anos, esperava estar livre dos problemas renais, mas infelizmente as pedras retornariam. Agora, a única opção viável para tratamento é uma cirurgia invasiva, que tem um custo considerável de R$ 8.000, um valor inacessível para Francisca, que enfrenta dificuldades financeiras.
A situação se torna ainda mais angustiante ao considerar o impacto diário que as pedras nos rins trazem para a vida de Francisca. Ela sofre com dores intensas, no rim do lado direito, algumas tão insuportáveis que a impedem de realizar tarefas básicas, como cuidar de sua filha ou realizar atividades domésticas. Francisca relata que precisa ficar deitada para amamentar sua filha e, em muitos casos, depende do apoio de seu marido para realizar tarefas simples em casa. A dor constante a leva a procurar atendimento médico regularmente na UPA, onde é medicada com Tramadol (usado principalmente como analgésico de ação central que alivia a dor), mas as dores persistem.
Diante da urgência da situação, Francisca buscou realizar a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a demora para a marcação do procedimento inviabiliza a sua espera. Após muitos esforços e tendo que vender alguns pertences pessoais, inclusive seu aparelho celular, ela conseguiu marcar uma consulta particular. No entanto, o valor da cirurgia ultrapassa suas possibilidades financeiras.
Quem se comover com a história de Francisca Marta e quiser ajudar, pode doar qualquer valor através da chave PIX: 12138884414 (Jorge Luiz Nunes Batista - Caixa Econômica Federal).
Por Patosonline.com