A instalação do "botão de pânico" nas escolas da Paraíba deve acontecer dentro dos próximos 60 dias, segundo informações da Secretaria de Estado da Educação.
A instalação dos equipamentos é resultado da aprovação da Lei Estadual 12.669 que cria o aplicativo ‘Escola Segura’ que terá um “botão do pânico” para ser acionado em caso de emergência nas escolas públicas e privadas da Paraíba.
O autor do projeto foi o deputado estadual Felipe Leitão, que comemorou a sanção do governador João Azevêdo, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (13), quando considerou uma conquista para o povo da Paraíba.
Segundo ele, a funcionalidade do projeto se dará com um botão que "deverá ser acionado por um professor ou funcionário cadastrado e emitirá um sinal sonoro de alerta na central da escola, enviando alerta aos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e mensagem de emergência para todos os celulares cadastrados no aplicativo.
O debate em torno do projeto se intensificou após ameaças de ataques em escolas da Paraíba, em repercussão aos atos violentos que ocorreram em alguns estados do Brasil, inclusive com mortes de estudantes.
Por Genival Junior - Patosonline.com