A proteção à infância é fundamental para o enfrentamento do trabalho infantil, nesse contexto durante os dias do São João de Patos, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho e demais órgãos⁰ de proteção realizarão ações de combate ao trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes, no Terreiro do Forró e Terreirinho.
De acordo com a coordenadora do CREAS Chico Bocão, Marcília Poncyana, durante a ação os vendedores ambulantes e barraqueiros são abordados, alertando-os sobre os perigos e prejuízos do trabalho infantil.
“Foi realizada uma reunião prévia com os barraqueiros momento importante em que o juiz e o procurador do trabalho estavam presentes falando da importância da prevenção do trabalho infantil, pois sabemos que nessas festividades acontecem muito. Estamos trabalhando nessa conscientização e sensibilização sobre o trabalho infantil na venda de bebidas, catar latinhas como também na exploração sexual de crianças e adolescentes”, explicou.
Marcília ainda relatou que além das fiscalizações e orientações às equipes também recebem denúncias e, caso, alguma criança ou adolescente seja vista em situação de trabalho durante a festa ou mesmo nos seus entornos, a população pode procurar o estande localizado dentro do Terreiro do Forró.
Para finalizar a coordenadora ainda falou que nesta segunda-feira, 19, primeiro dia de festa as equipes fizeram a colagem de adesivos com a numeração da barraca ou isopor para identificação dos comerciantes e ressaltou que durante os outros dias de festa serão realizadas orientações de prevenção.
A campanha contra o trabalho infantil é articulada com toda a Rede de Proteção, antes, durante e depois das festividades.
Por Coordecom