A Fifa confirmou nesta sexta-feira que o Mundial de Clubes com 32 times em 2025 será nos Estados Unidos. A sede foi definida por unanimidade pelo Conselho da Fifa.
De acordo a entidade, a escolha levou em consideração os requisitos de infraestrutura e de serviços, além de objetivos estratégicos mais amplos. E, para a Fifa, os EUA se provaram como líder de sede de eventos globais e maximiza a sinergia com a Copa do Mundo de 2026 - o país receberá a competição junto com México e Canadá.
- O Mundial de Clubes de 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite e, com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a esse novo torneio global - declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
As datas e estádios do Mundial ainda serão definidos pela Fifa. A disputa envolverá campeões continentais e outros times classificados por meio de um ranking.
O Conselho da Fifa também aprovou as sedes de outros torneios realizados pela entidade. No masculino, o Mundial Sub-17 de 2023 será na Indonésia, que deixou de sediar o Mundial Sub-20 deste ano por falta de garantias, além da resistência de o país receber a seleção de Israel - as nações não possuem relações diplomáticas formais entre si. A competição migrou para a Argentina, e o Uruguai se sagrou campeão.
No feminino, o Mundial Sub-20 de 2024 será na Colômbia, e o Mundial Sub-17 de 2024, na República Dominicana. A Copa do Mundo de futsal feminino de 2024 terá Uzbequistão como país anfitrião.
Fonte: ge.globo