Locais Locais
Advogado Corsino Neto reclama de solturas de fogos barulhentos durante abertura da Festa de São Pedro, no bairro Jatobá; padre diz que fogos não foram de responsabilidade da paróquia
De acordo com o padre, durante a carreata foram soltos apenas fogos não barulhentos por parte da Paróquia, seguindo o que diz a Lei Municipal.
25/06/2023 06h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.com
Foto: Reprodução

Na noite deste sábado, dia 24 de junho, a redação do Patosonline.com recebeu do advogado Corsino Neto, uma reclamação acerca da soltura de fogos barulhentos durante a abertura da Festa de São Pedro, no bairro Jatobá, o que iria de encontro à Lei Municipal que proíbe a soltura destes.

Veja abaixo o texto e o vídeo enviado pelo advogado:

A Paróquia de SÃO PEDRO, no bairro do Jatobá, promoveu na noite de hoje, um verdadeiro show de horrores com a queima de fogos barulhentos, o que infringe a lei municipal, desafia a recomendação do Ministério Público e desobedece a palavra do Bispo Dom Eraldo.

O Bispo de Patos fez um compromisso público de suspender a queima de fogos barulhentos nas festividades da Diocese, mas, aparentemente, há pessoas da igreja que se sentem no direito de desrespeitar a voz do pastor.

Eu tenho plena certeza que São Pedro não fica feliz com o sofrimento alheio (de autistas, idosos e animais) e espero que a Secretaria de Meio Ambiente adote providências para responsabilizar administrativamente quem promoveu esse ato que beira ao sadomasoquismo e vai de encontro ao Evangelho, pois a orientação do Mestre Jesus é amar como ele amou.

Outro lado

Sobre o assunto, nossa equipe também conversou o padre Maciel, da Paróquia de São Pedro, e o mesmo informou que os fogos não foram de responsabilidade da Paróquia, mas sim de um devoto.

De acordo com o padre, durante a abertura foi solto apenas uma caixa de fogos não barulhentos por parte da Paróquia, seguindo o que diz a Lei Municipal.

"Nossa carreata foi muito tranquila, não soltamos fogos durante a carreta, agora quando o Santo vai passando tem os devotos e ninguém consegue segurar, é uma coisa que não temos controle, a gente orienta e tudo mais, inclusive, nós temos pessoas aqui na Paróquia que tem filhos autistas e a gente orienta. A Paróquia de São Pedro, na minha responsabilidade, nós soltamos uma única e exclusiva caixa de fogos de lágrimas que foi doação de um devoto, que até onde sei são permitidos, o São João tinha fogos de lágrimas todas as noites. Então, estamos dentro da lei", disse Padre Maciel

Confira abaixo a nota emitida pela Comissão Organizadora da Festa de São Pedro:

A Paróquia de São Pedro, com sede no Bairro Jatobá, em conformidade com a Lei Municipal Nº 5.102/2019, que dispões sobre a POLÍTICA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, bem como com o acordo firmado pela Diocese de Patos e Ministério Público Estadual, vem por meio desta nota informar que a referida Paróquia não tem qualquer ligação com a soltura de fogos de estampidos durante a Abertura da Festa do Padroeiro 2023. Outrossim, destaca-se que a Festa de São Pedro, realizada desde a década de 40, acontece exatamente no período junino, o que abre margem para soltura de fogos por pessoas que não são ligadas a organização da Festa de São Pedro. O referido vídeo foi gravado fora do contexto da Festa, distorcendo as informações como de fato ocorreram. Por fim, assumimos o compromisso com as Crianças com diagnóstico de TEA, bem como com os animais, realizando pedidos formais durante a festa para a não soltura de fogos de estampidos.

Comissão da Festa de São Pedro.

Por Patosonline.com