O Dr. Pedro Augusto Dias Timóteo, diretor clínico do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduy Carneiro de Patos, detalhou em contato com a jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM de Patos, o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, após a decretação do estado de emergência pelo Governo da Paraíba.
De acordo com Dr. Pedro Augusto, a rede hospitalar tem registrado do maior número de pacientes precisando de um atendimentos mais cuidadosos, principalmente crianças e idosos, faixas etárias que são mais suscetíveis a evolução do quadro clínico desses pacientes.
“Os pacientes que procuram os complexos hospitalares de todo o estado, principalmente pacientes do extremo da vida idosos faixa etária mais suscetível a essas doenças. No nosso hospital muitos pacientes idosos chagam com sintomas diversos relacionadas a síndromes respiratórias, desde tosse, cansaço, alterações de pressão, perda de consciência, são pacientes que precisam ser abordados rapidamente, por que esses pacientes tendem a evoluir para uma pneumonia, infecções generalizadas, e podem evoluir a óbito”, explicou.
Ele acrescentou que a equipe médica tem buscado manter o controle da frequência respiratória e da melhora da saturação do paciente, visando prosseguir com o tratamento das infecções de forma medicamentosa.
O médico acrescentou que a principal orientação repassada a população é no sentido de manter-se agasalhada nos momentos de temperaturas mais frias, evitar ambientes empoeirados, e contato com tintas e outros produtos químicos que possam acelerar a evolução da enfermidade.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Wânia Nóbrega - Rádio Espinharas FM