A concentração para a caminhada teve início na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), localizado na Rua 18 do Forte. Após o café da manhã oferecido pelo sindicato e apontamentos das lideranças, a categoria começou a caminhada por volta das 09h00. Dezenas de profissionais da enfermagem caminharam pelas ruas da cidade de Patos e deram início a greve da categoria na região.
A enfermeira Maryama Naara, conselheira do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e representante do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN PB), falou sobre a greve nacional da enfermagem, que teve início nesta quinta-feira. O movimento, que abrange todo o país, tem como objetivo principal lutar pela aplicação da lei do piso salarial da enfermagem, atualmente suspensa mesmo após a promulgação de uma emenda constitucional.
A legislação em questão deveria ser avaliada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) apenas em relação à sua constitucionalidade. No entanto, infelizmente, estão sendo realizadas algumas modificações que estão se tornando um entrave para sua implementação efetiva. Além disso, prefeitos e governadores alegaram que os recursos enviados pelo Ministério da Saúde não são suficientes para suprir a demanda existente.
Embora a lei esteja em vigor no momento, a enfermagem se encontra cansada e espera uma atitude por parte daqueles que deveriam proteger esse direito conquistado. Maryama Naara ressalta que os serviços prestados pela enfermagem estão operando com apenas 30% de sua capacidade, com o intuito de evitar prejudicar aqueles que necessitam de apoio e cuidados essenciais.
Ouça o áudio:
Patosonline.com