Em entrevista à equipe de jornalismo da Rádio Espinharas de Patos, o Secretário de Defesa do Consumidor, Ítalo Torres, expressou sua preocupação com a situação. De acordo com Torres, os proprietários dos estabelecimentos visitados alegaram que as distribuidoras de combustíveis não repassaram as reduções nos preços da gasolina aos consumidores.
O Procon Municipal de Patos tomou medidas para investigar as constantes altas nos preços da gasolina na região. Durante a semana, uma equipe de fiscalização do órgão realizou inspeções em postos de combustíveis da cidade, a fim de verificar possíveis irregularidades.
Diante dessas informações, o Secretário Ítalo Torres afirmou que tomará medidas adicionais para garantir a defesa dos direitos dos consumidores. Ele pretende acionar a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) a fim de averiguar se o não repasse das reduções de preço está em desacordo com as normas vigentes. A intenção é buscar uma solução para essa questão e garantir que os consumidores não sejam prejudicados.
Ítalo Torres ressaltou que a falta de repasse dos descontos nas distribuidoras para os postos de gasolina dificulta a aplicação de autuações ou notificações aos estabelecimentos, uma vez que a responsabilidade pela definição dos preços finais acaba sendo atribuída aos distribuidores. Por isso, a ação junto à Senacon é essencial para esclarecer a situação e assegurar que as medidas corretas sejam tomadas.
Patosonline.com
Áudio de Wânia Nóbrega - Departamento de Jornalismo da Rádio Espinharas de Patos