A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social realiza nos dias 13 e 14 de julho, a X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento terá início na quinta-feira, 13, às 19h, no Centro de Treinamento de Lideranças, ao lado da Igreja de Santo Antônio.
No início do mês foram realizadas diversas pré-conferências, que debateram os eixos da conferência municipal, além da escolha dos delegados que irão representar os territórios durante o evento.
De acordo com o presidente do CMAS, Rildian Filho, a Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização, como também momento para deliberar propostas para a conferência estadual e federal.
“Convidamos todos os delegados eleitos nas pré-conferências nos CRAS, as entidades da sociedade civil que participam da política de assistência social, conselheiros e trabalhadores do SUAS para participarem desse evento que será um espaço de debate, fomento de sugestões de aperfeiçoamento e aprimoramento das políticas públicas de assistência social”, falou.
Serão debatidos durante a conferência cinco eixos principais, voltados à gestão da assistência social. Este ano, os temas são:
EIXO 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais;
EIXO 2 - CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
EIXO 3 - ARTICULAÇÃO ENTRE SEGMENTOS: Potencializar a Participação Social no SUAS – Como?
EIXO 4 - SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;
EIXO 5 - BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Por Coordecom