O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou, nesta segunda-feira (10), a realização de novas eleições para vereador no município de Mãe d’Água, cidade localizada na Região Metropolitana de Patos.
A decisão foi tomada em função do uso fictício por parte do partido Republicanos, de candidaturas femininas para burlar a cota de gênero. No entendimento da Corte, a manobra prejudicou as demais legendas quer disputaram o pleito de 2020, em Mãe d'Água.
Com a decisão, perdem os mandatos os vereadores: Luciano Goga (Cidadania), Luiz Nunes (Republicanos), Kildemí Monteiro (Republicanos), Cledilson Cordeiro (Republicanos), Delma (Republicanos), Vandim Campos (Republicanos), Naldo Medeiros (Cidadania), Del de Rivaldo (Republicanos) e Nelson Pereira (Avante).
O voto do relator foi acompanhado pelos outros seis membros da Corte. Na decisão, o TRE-PB determinou que a cassação dos vereadores deve ser cumprida imediatamente e a nova eleição seja feita na maior brevidade possível.
Na eleição de 2020, o Republicanos somou 2.410 votos, com 11 candidatos votados, e outros 79 votos de legenda, o mesmo que 73,92% dos 3.260 votos válidos que ocorreram no município.
Por Genival Junior - Patosonline.com