Nesta segunda, a psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Ambulatório de Saúde Mental (Amento), Dra. Caliandra, enfrentou uma situação alarmante que abalou sua rotina profissional e colocou em risco a privacidade e segurança de seus pacientes. Suas contas nas redes sociais foram hackeadas, permitindo que invasores tivessem acesso aos seus contatos e informações pessoais.
Dra. Caliandra relatou que os hackers não apenas obtiveram acesso à sua lista de contatos, mas também passaram a entrar em contato com os pacientes dos serviços de saúde mental, se fazendo passar por ela. Os invasores chegaram ao extremo de autorizar a liberação de receitas médicas e até marcar encontros pessoais, utilizando o nome da psiquiatra.
A psiquiatra agiu rapidamente ao perceber o ocorrido e conseguiu recuperar suas contas nas redes sociais. No entanto, os danos já haviam sido causados, e ela se viu diante de uma situação desafiadora, uma vez que as pessoas estavam conversando com os invasores, acreditando tratar-se da própria Dra. Caliandra.
A psiquiatra alerta a todos os seus pacientes e contatos nas redes sociais sobre a situação, orientando que desconsiderem qualquer pedido de aplicação ou transferência de PIX feito em seu nome. Além disso, ressalta a importância de confirmar qualquer informação ou solicitação diretamente com ela ou com a equipe do CAPS, a fim de evitar qualquer tipo de fraude ou exposição indevida.
Patosonline.com