O Corinthians largou na frente do Universitario, do Peru, na noite desta terça-feira (11), pelo jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. O gol da partida foi marcado pelo atacante Felipe Augusto, aos 33 minutos do segundo tempo, em uma jogada que foi construída pelo meia Renato Augusto, que, ainda ganhando ritmo de jogo, entrou durante o segundo tempo.
Com o triunfo conquistado na Neo Química Arena, o Timão tem a vantagem do empate no confronto de volta, que acontece na próxima terça-feira (17), em Lima.
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
> PRIMEIRO BIRO. O primeiro tempo basicamente inteiro passou pelo jogador, que foi acionado, pelo lado direito, em praticamente todas as jogadas corintianas, mas não conseguiu encaixar. Foram quatro finalizações durante a etapa inicial, mas todas para fora.
> !D O E U! O garoto Pedro até tentou jogar, mas foi caçado pelos peruanos. Em 40 minutos, sofreu quatro faltas. Na quarta, ele sentiu a lombar e precisou deixar o campo de maca e diretamente para o vestiário.
> !VERMELHOU! Aos 24 minutos do segundo tempo, o atacante Alexis Varela foi expulso após uma entrada forte na perna esquerda do lateral-direito Rafael Ramos. O árbitro Jesus Valenzuela precisou ir até o monitor do VAR para tomar a decisão.
> !RENATO AUGUSTO É F#&$! O camisa 8 entrou aos 16 minutos e já deu uma nova dinâmica ao meio-campo corintiano, com bons passes e inversões de jogo. Dezessete minutos após a sua entrada, o jogador foi fundamental no único gol marcado pelo Timão, com Felipe Augusto. O ídolo corintiano foi para cima da marcação, brigou e passou como quis antes da bola sobrar para o centroavante encher o pé.
> SENHOR SULA? Autor do gol, Felipe Augusto vai se consolidando como ‘Senhor Sul-Americana’. Autor de um dos gols que colocaram a equipe na competição, no duelo contra o Liverpool, do Uruguai, pela Libertadores, ele foi o responsável pela vitória corintiana na estreia do novo torneio continental que a equipe alvinegra está disputando.
Biro foi o grande nome do primeiro tempo (FOTO: NELSON ALMEIDA / AFP)
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
Um primeiro tempo resumido em um apelido: Biro. Foi ele o jogador mais acionado e que buscou mais o jogo a favor do Corinthians no primeiro tempo. O camisa 26 também foi o atleta que mais finalizou, quatro vezes, sendo uma delas de cabeça. O problema foi a falta de direção. No início do jogo, Mateus Araújo também finalizou uma vez, de fora da área, e mandou para fora, mas próximo ao gol adversário. Pelo lado esquerdo, Pedro queria jogar, mas foi tão caçado que não aguentou jogar mais após os 40 minutos. Ele recebeu quatro faltas, sendo que na última o atleta deixou o campo com muitas dores na região lombar. Giovane entrou e foi para cima. O garoto criou uma boa chance, em um chute que foi travado, mas que quase pegou o goleiro do Universitário de surpresa. O Universitário só se defendeu e bateu.
E A ETAPA FINAL?
No segundo tempo, o Corinthians voltou a finalizar mais e obrigou o goleiro do Universitario a trabalhar duas vezes, com Matheus Bidu e Matheus Araújo. Porém, aos poucos, o Timão foi voltando à apatia apresentada no primeiro tempo. Até que Renato Augusto entrou. E com ele em campo, tudo muda. Até mesmo um pouco discreto, ele já mostrou ser diferenciado e foi essencial no único gol da partida, marcado pelo centroavante Felipe Augusto aos 33 minutos da etapa final. Ele foi para cima da marcação, deu um drible seco no adversário, brigou e a bola sobrou para o garoto marcar pela segunda vez como profissional.
O QUE VEM POR AÍ?
Antes do jogo de volta, que acontecerá no próximo dia 18 de julho, no Peru, o Corinthians terá um compromisso importante pela Copa do Brasil. Neste sábado (15), a equipe alvinegra recebe o América-MG, pelo jogo de volta das quartas de final da competição nacional. No confronto de ida, o Timão perdeu por 1 a 0, em Belo Horizonte.
Fonte: Lance!