Dando continuidade às ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, dentro da campanha Julho Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), realizou na manhã desta segunda-feira (17) uma atividade intersetorial na porta de acesso do mercado público central para o mercado das frutas e da carne.
Além da testagem para diagnóstico das hepatites virais e orientações preventivas, a ação ainda contou com atendimentos da Atenção Básica por meio da equipe da UBS Dirce Xavier, do setor de imunização com aplicação das vacinas contra influenza, covid, hepatites e tétano, da equipe de saúde bucal, e do CEREST Regional de Patos com orientações sobre a saúde do trabalhador.
Elisangela Queiroz, coordenadora do CTA-SAE, disse que toda ação de saúde precisa ser de forma integrada, e que esse trabalho em conjunto já vinha percorrendo algumas empresas privadas e agora começa a ganhar corpo nas repartições e espaços públicos, a exemplo dos mercados. “As hepatites são doenças silenciosas e que atacam o fígado, então a gente tá aqui hoje nessa grande ação que graças a Deus está surtindo efeito e o pessoal está atendendo ao nosso chamado”, enfatizou.
A gerente de Atenção Básica do município, Nivea Mabel, comentou que o objetivo foi integrar ações importantes de cuidado e prevenção da saúde, focando principalmente nas hepatites virais, mas trazendo um reforço com outros serviços.
A coordenadora do CEREST, Gigliele Modesto, percorreu os estabelecimentos comerciais do mercado público para repassar orientações sobre a saúde do trabalhador e sobre como procurar o serviço e fazendo um chamamento para o teste rápido das hepatites virais.
A comerciante Terezinha Batista Nogueira considerou a ação importante para atender aos comerciantes que trabalham o dia inteiro e quase não dispõem de tempo para procurar a prevenção durante o horário de trabalho.
Ainda sobre a testagem para diagnóstico das hepatites virais, as pessoas que testam positivo são encaminhadas para tratamento gratuito no CTA/SAE, que fica localizado na rua Alto Casteliano, número 1352, bairro da Maternidade, próximo à praça de Perequeté.
A testagem para hepatites virais também pode ser solicitada diretamente nas unidades de saúde ou na sede do CTA/SAE.
Coordecom – Prefeitura de Patos (Por Hélio Barbosa)