Nesta segunda-feira, dia 17 de julho, o Patosonline.com conversou com a coordenadora do Canil Municipal, Gabriele, que falou sobre as ações desenvolvidas no antigo lixão, após a repercussão do abandono de cães no local, muitos deles filhotes, que estavam debilitados e sem alimentação, chegando até a falecer.
Gabriele disse que esteve acompanhando as protetoras que foram até o lixão neste domingo (16), onde na oportunidade, foram distribuídas rações para os vários cães que ali se encontram.
Hoje pela manhã, ela foi novamente ao local, dessa vez com a equipe do pet móvel, para fazer o recolhimento de 7 cadelas, com idades entre 1 e 4 anos, que foram levadas ao Canil para passarem pelo procedimento de castração.
Gabriele informou que foi coletado sangue para exames iniciais, teste de leshimaniose e 5 delas serão castradas amanhã, e as demais na quarta-feira (19), devido ao limite diários de procedimentos. Ela ainda disse que nos próximos dias estarão retornando novamente ao local para recolherem mais animais e realizarem novas castrações.
"Acompanhei as duas protetoras até o lixão, onde levamos alguns alimentos. Hoje pela manhã fui novamente com o carro, onde foram recolhidas 7 cadelas, entre 1 e 4 anos, trazidas para o canil, foi coletado sangue para exames iniciais, teste de leshimaniose e logo em breve serão castradas. Como temos um pós-operatório onde existe a rotatividade, nos próximos dias estarei indo novamente. Amanhã 5 delas já serão castradas, pois temos um limite diário de quantidade de procedimentos cirúrgicos, e as demais na quarta-feira", disse.
Questionada por nossa equipe sobre qual seria o destino desses animais após a castração, Gabriele informou que elas serão vacinadas e colocadas para adoção através do programa Adota Pet, pois são dóceis.
"O projeto em si visa realizar a castração e após o pós-cirúrgico são devolvidas em seu local, nesse caso, estamos vendo outra situação, pois com a saída das pessoas do lixão, o retorno se torna inviável. Elas serão vacinadas e vamos empenhar na adoção, pois as mesmas são dóceis e podem ser adotadas. Como já fazemos o Adota Pet, e tivemos uma quantidade de adoção bem significativa no último mês, podemos abrir vagas", comentou.
A protetora Benigna Dantas, representante da ONG Amparar, conversou com nossa reportagem nesta segunda-feira (17) e pediu o apoio e união da população para conseguir arrecadar ração para os cães que se encontram abandonados no lixão. Ela disse que ontem conseguiu a doação de 4 sacos de ração, que serão suficientes para saciá-los durante esta semana.
Uma campanha solidária também foi criada para ajudar na causa, através da Loja Mel Make, que se uniu ao Projeto Amparar e lançou um PIX PREMIADO SOLIDÁRIO, com 150 números disponíveis, que podem ser adquiridos no valor de R$ 5,00 cada. O prêmio será uma cesta de produtos da Natura.
Os interessados podem contribuir através da chave PIX jessicacandeia123@gmail.com e enviar os comprovantes de pagamento para o número de WhatsApp (83) 9 9688-6004, facilitando a identificação dos participantes.
Por Patosonline.com