Esportes Esportes
Nacional de Patos se consolida como uma das forças da Série D 2023
Nacional de Patos garantiu a classificação para a fase de mata-mata da Série D de forma antecipada. Os números mostram uma campanha sólida e com poucos tropeços.
20/07/2023 05h50
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Izabel Rodrigues - Jornal da Paraíba
Foto: Myllena Leite / Nacional de Patos

Nacional de Patos é um dos clubes a conseguir a vaga no mata-mata da Série D de forma antecipada. Faltando uma rodada para o fim da primeira fase, os números do Canário do Sertão no Brasileiro mostram uma campanha sólida, um time consistente dentro de seus domínios e com forte poder de reação após os poucos tropeços.

Se logo após aquele WO contra o Campinense, na 1ª rodada do Paraibano de 2022, alguém dissesse ao torcedor do Nacional de Patos que seu time seria líder de seu Grupo 3 na Série D de 2023, certamente ele não acreditaria. Mas foi a reação naquela campanha do estadual que acabou dando ao Canário a vaga no Brasileirão deste ano.

Com apenas o acesso como garantia de um calendário no segundo semestre de 2024, já que não conseguiu vaga na 4ª divisão via estadual, o Alviverde entrou focado no objetivo. Em 13 jogos até aqui, foram sete vitórias, dois empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 58,97%.

(Foto: Éder Souza / Nacional de Patos)

Em casa o time foi imbatível, sem perder nenhum jogo desta primeira fase. Em sete partidas, foram seis vitórias e apenas um empate, contra o Santa Cruz, e diante de uma situação de ter um jogador a menos durante maior parte do duelo. O aproveitamento dentro do José Cavalcanti foi de 90,47%.

Já fora de casa o time não foi lá essas coisas, mas conseguiu resultados importantes para o atual cenário de classificação, como o empate em 2 a 2 com o Santa Cruz, em pleno Arruda. Em seis partidas, foram quatro derrotas, um empate e uma vtória, somando um aproveitamento de 22,2%.

Nacional de Patos quer finalizar a 1ª fase na liderança

Agora o foco está na última rodada, no próximo domingo (23), contra o Potiguar de Mossoró. O Naça precisa vencer para seguir na liderança, pois o Sousa, que tem os mesmos 23 pontos, enfrenta o lanterna Globo FC no Marizão, então existe a possibilidade de essa primeira colocação ser decidida no saldo de gols.

Foto: José Filho / Nacional de Patos

O Nacional de Patos, se vencer o Potiguar de Mossoró, pode eliminar o time do Rio Grande do Norte, isso em caso de vitória do Santa Cruz. Situação que coincide com a última vez que o Naça disputou o Brasileiro, em 2007 — naquela ocasião, a competição foi a Série C, pois a Série D sequer existia. Naquele ano o último jogo do Grupo 5 da primeira fase foi justamente contra o Potiguar, que precisava vencer para avançar para a segunda fase. O jogo foi empate em 3 a 3, o Naça terminou líder e o Príncipe foi eliminado.

Por Izabel Rodrigues - Jornal da Paraíba