O presidente do Sousa Esporte Clube, Aldeone Abrantes, foi convidado para participar do Podcast +Fut desta terça-feira (25). Em mais de 30 minutos de conversa, o comandante do Dinossauro do Sertão detalhou bastidores da temporada de sucesso do clube, projetou as expectativas para o ano que vem e opinou sobre a situação do futebol paraibano.
Além de todos esses temas, Aldeone Abrantes revelou seus planos de criar uma equipe feminina de futebol do Sousa Esporte Clube. Atualmente, na Paraíba, são dez equipes que disputaram o Campeonato Paraibano Feminino 2022. Neste ano, o Botafogo-PB disputou o Brasileirão Série A2 e o VF4, a Série A3, onde conseguiu chegar ao acesso.
Desde 2019, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tornou obrigatório os times da Série A a formarem uma equipe profissional feminina. Até 2027, todos os times, da segunda a quarta divisão, precisarão ter um time feminino profissionalizado. Por isso, Aldeone Abrantes pede mais esforços da CBF para viabilizar de forma mais rápida.
“As meninas estão se erguendo. Eu tive reuniões já. Estou com o time de futebol de salão aí. Está aguardando só o momento da CBF discutir essa questão dos times da Série D, porque, se a CBF vai exigir a formação, ela deve aportar também financeiramente com qualquer coisa, para que você possa desenvolver uma política mais efetiva do futebol feminino”, disse Aldeone ao +Fut.
“É uma intenção muito grande que o Sousa tem de ter sua equipe feminina”, afirmou Aldeone Abrantes ao +Fut.
Os planos do time feminino do Sousa são antigos, mas tiveram que ser paralisados devido a uma morte repentina. Um dos treinadores que comandavam os times de futebol de salão e de campo das mulheres se suicidou em janeiro do ano passado, atrasando os planos da instituição.
“Um ex-atleta do Sousa, nosso querido Albanês, cometeu um suicídio. Foi uma coisa inesperada. Ninguém acreditou. Foi um baque para o futebol feminino de Sousa”, detalhou Aldeone.
A confirmação da criação de mais uma equipe de futebol feminino no estado da Paraíba ocorre em meio à realização da Copa do Mundo Feminina. O Brasil estreou nesta última segunda-feira (24) com uma goleada por 4 a 0 sobre a seleção do Panamá. O +Fut também trouxe a cobertura e análise da partida neste 11º episódio.
Por Leonardo Abrantes - MaisPB