Nesta sexta-feira, dia 28 de julho, o Patosonline.com conversou com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, Major Galvão, que deu mais detalhes sobre o trabalho que vem sendo realizado para o controle do foco de incêndio registrado na noite de ontem, quinta-feira (27), no Lixão de Patos.
Segundo Galvão, na verdade, esse já é o terceiro dia de combate às chamas no Lixão. O comandante informou que anteontem (quarta-feira/26), um princípio de incêndio foi rapidamente contornado, mas na noite desta quinta (27) o fogo voltou com mais força e a Secretaria de Serviços Públicos, por meio do secretário Josimar Barbosa, acionou o Corpo de Bombeiros, que deu início ao trabalho, juntamente com a Prefeitura.
"Estamos até o momento no local, as chamas continuam muito altas, boa parte da cidade já é possível perceber. A parte da Alça, do bairro da Maternidade também, já estão tomados pela fumaça, infelizmente, e nós estamos fazendo mais uma vez esse serviço de combate às chamas no Lixão de Patos", disse o comandante.
Galvão disse que as equipes da Prefeitura vêm auxiliando, realizando o serviço de afastamento do lixo e abafamento com areia, que é a única maneira para que se possa controlar por completo as chamas. Ele espera que o incêndio seja contido por completo ainda nesta sexta-feira (28).
"A gente tem muito trabalho pela frente, ainda hoje a gente espera o mais rápido possível conseguir debelar completamente as chamas e espera também que essa situação do Lixão de Patos se resolva o mais brevemente possível, visto que está em via de ser desativado e a gente espera que esse problema finalmente desapareça aqui de nossa cidade", comentou o Major Galvão.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Desde que a fumaça foi percebida pelos céus da Capital do Sertão, a população passou a reclamar novamente da problemática.
Em contato com nossa equipe, a senhora Maria Rosineide Alves, que realiza tratamento oncológico e tem problemas pulmonares e respiratórios, disse que tomou a quimioterapia ontem e à noite teve diversas dificuldades para respirar, ficando sufocada com a fumaça. Veja o relato abaixo:
"Mais uma vez venho reivindicar o descaso com a queimada do lixão em Patos. Falo por mim e centenas de pessoas que sofrem por essa situação, porque tenho problemas pulmonar e respiratório.
Essa não é uma situação primária. Mais uma vez peço providências às autoridades responsáveis para solucionar esse grande problema que coloca em risco nossa vida. Sou Maria Rosineide Alves de Araújo, faço tratamento oncológico, tomei quimioterapia ontem e fico sufocada com essa fumaça", disse.
Por Patosonline.com