A Seleção Brasileira encara a França na manhã deste sábado, a partir das 7h (de Brasília) em Brisbane, na Austrália, pela 2ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo Feminina 2023. Em caso de vitória, o Brasil carimba seu passaporte para as oitavas de final, mas precisa superar um enorme desafio. Em toda a história da modalidade, as brasileiras jamais venceram a França.
Ao todo, foram 11 confrontos realizados entre Brasil e França no futebol feminino, com seis vitórias francesas e cinco empates. E as duas equipes se reencontram após um jogo eletrizante na Copa do Mundo de 2019. Nas oitavas de final, a seleção brasileira equilibrou o duelo com a então dona da casa, que se classificou na prorrogação.
DUELO TENSO E ELIMINAÇÃO DOÍDA
A Copa do Mundo de 2019 foi disputada na França, que foi adversária do Brasil logo na abertura do mata-mata. No confronto das oitavas de final, as francesas saíram na frente com gol de Valérie Gauvin, no início do segundo tempo. A Seleção, então comandada pelo técnico Vadão, falecido em 2020, buscou o empate com Thaísa.
Com o 1 a 1 no placar, a partida virou "trocação" e o Brasil teve diversas chances para virar o jogo contra as anfitriãs. Contudo, um velho fantasma assombrou o time brasileiro. Na prorrogação, Amandine Henry aproveitou a bola parada para anotar o gol francês que pôs a equipe europeia nas quartas de final, deixando a Amarelinha no caminho. Na época, comparações foram feitas com a eliminação masculina na Copa de 2006, visto que o Brasil foi eliminado para a França com gol do "xará" Thierry Henry.
CENÁRIO ATUAL
Sob o comando de Pia Sundhage, o Brasil estreou na Copa do Mundo de 2023 com uma vitória imponente sobre o Panamá por 4 a 0. A equipe demonstrou um futebol consistente e vistoso, e chega mais confiante para buscar o primeiro triunfo sobre a França no futebol feminino. Na estreia, as francesas ficaram no 0 a 0 com a Jamaica. Líder do grupo, o Brasil soma três pontos e pode selar a classificação neste sábado contra a França.
Fonte: Lance!