A vitória do Botafogo-PB sobre o Manaus por 2 a 0, pela 15ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, foi recheada de fatores positivos para o Alvinegro da Estrela Vermelha. Com os 3 pontos conquistados, o time ficou a uma vitória de garantir a classificação para a próxima fase da 3ª divisão. Além disso, essa foi a primeira vitória do Belo com uma margem de dois gols jogando na competição, e a primeira vez que a equipe não foi vazada jogando em seus domínios.
Nas oito vezes em que jogou em casa na Série C deste ano, o Botafogo-PB venceu quatro jogos, empatou três e perdeu apenas um. No entanto, até a partida desse domingo (30), contra o Manaus, o Belo havia sofrido gols em todos os jogos que disputou no Almeidão. Com destaque para a derrota contra o Brusque e a vitória contra o Paysandu, onde o Alvinegro teve a sua meta vazada duas vezes em cada jogo. O resultado positivo contra o Manaus pôs fim a essa sequência negativa. Além disso, o placar de 2 a 0 foi o primeiro com uma margem de dois gols de vantagem para o time.
Com a vitória, o Belo superou a campanha que fez na temporada passada. Na mesma altura em 2022, o Botafogo-PB tinha acumulado 26 pontos. Na campanha atual, o time já chegou à marca de 27 pontos. O que implica em 60% de aproveitamento na tabela de classificação, a terceira melhor entre os 20 clubes da Série C, atrás de Amazonas, que tem 62%, e Brusque, que tem 61%.
O resultado positivo também serviu para encaminhar a classificação do Botafogo-PB para a próxima fase da Série C. Uma vitória simples na próxima rodada já garante o Belo na 2ª etapa da competição nacional. Isso se dá pela quantidade de confrontos diretos entre os times que ainda podem alcançar os 30 pontos, tornando impossível que outros oito clubes cheguem a esse feito.
O compromisso que pode classificar o Belo para a próxima fase será contra o São José, um dos adversários diretos do time dentro do G-8. Mesmo que a vitória contra a equipe gaúcha não venha, um resultado positivo em qualquer jogo das últimas duas rodadas classificará a equipe paraibana.
Fonte: ge PB