Vinte candidatos disputarão as eleições para a escolha dos conselheiros tutelares da cidade de Patos que vão acontecer no próximo dia 1º de outubro. O número é inferior ao registrado no último pleito, em 2019, quando 34 postulantes disputaram as vagas.
Segundo informações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, a eleição deste ano será disputada por 12 candidatos na área do Conselho Tutelar Norte e por 8 no Conselho Tutelar Sul, uma vez que três postulantes foram reprovados na prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA.
As vagas do Conselho Tutelar Norte serão disputadas pelos candidatos: Maria das Dores Dionísio; Dinorá; Gato Preto; Marina Lucena; Patrícia Viana; Sieninha; Weverton; Djalene; Fabíola; Francinete; José Ronaldo e Rejane Batista. Já no Conselho Tutelar Sul, os candidatos são: Lucinha; Salma; Zedilma; Elias; Maria Patrícia; Rodrigo Alves; Maria Lidiane e Jeane Tagi, disputarão as cinco vagas.
O Conselho Tutelar Norte terá cinco candidatos eleitos, e outros cinco suplentes, que serão os que ficarem entre a 6ª e a 10ª posições na disputa. Já o Conselho Tuletar Sul elegerá os cinco primeiros colocados, e terá apenas três suplentes, também obedecendo a ordem de votação.
Dos dez atuais conselheiros, quatro deles não concorrerão este ano. O período oficial de campanha terá início no dia 17 de agosto, podendo os candidatos responder por propaganda eleitoral extemporânea, caso realiza campanha eleitoral deliberada antes do prazo permitido.
Por Genival Junior - Patosonline.com