Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Patos está realizando diversas atividades para celebrar o mês da Primeira Infância. Em continuidade a essa programação, na manhã desta quinta-feira (10), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMUDES) juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) promoveram uma ação das crianças com a natureza, visitando o viveiro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Conforme explicou a coordenadora da Primeira Infância, Ana Thamyres, a programação tem como tema “A Natureza do Brincar” e proporcionou às crianças e suas famílias assistidas pelos CRAS Mariana Alves e Severina Celestina, um momento com a natureza, em que elas puderam conhecer como funciona o plantio e a cultivação das mudas.
A visita ao viveiro da UFCG foi guiada pela professora Patrícia Souto que apresentou algumas mudas, fez uma pequena trilha pela mata, plantou sementes de árvores nativas, finalizando com a visita ao museu do solo. Um momento que para ela é de fundamental importância, uma vez que a mudança de atitude começa desde pequeno.
“Hoje a gente está se deparando com a Terra chegando ao seu estágio máximo de temperatura. E eles saberem da importância dos vegetais, que os primeiros seres que apareceram na terra foram os vegetais e a gente tem essa responsabilidade de cuidar dos vegetais. E eles já vendo aqui, que aqui é um ambiente onde a gente produz as mudas das espécies, vendo diferentes folhas, escutando os sons das cigarras, dos passarinhos. isso é uma coisa diferente da realidade deles, do dia a dia deles, mas que vai fazer a semeadura desse conhecimento e com certeza vai mudar muito a atitude deles”, enfatizou Patrícia.
Para a secretária da Semads, Manoella Rodrigues “essas atividades são de extrema importância tendo em vista que esse contato que elas têm com a terra, contato com as árvores, estimula o bem - estar tanto físico quanto mental, além de melhorar o desempenho na escola, estimula também as interações sócio -emocionais e sociais das crianças”.
Por Coordecom