A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Cultura, realizou, na noite desta quarta-feira, dia 09 de agosto, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, a Pré-conferência Municipal de Política Cultural, e contou com a participação de vários segmentos do setor, com o intuito de discutir temas que serão levados para a Conferência Municipal que acontecerá em Setembro, no município de Patos.
Na oportunidade, foram definidos os membros das comissões que farão parte dos eixos temáticos que terão a finalidade de subsidiar o material técnico e será apresentado na Conferência Municipal.
Germana Wanderley, secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Patos, frisou que o evento serviu para mostrar que a cultura do município e da região tem projetos para transformar as discussões em recursos, tanto para o estado, quanto para o município. A Pré-conferência também contou com a participação da Presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural, Perla Alves, e de vários agentes culturais de municípios vizinhos.
“O município está se alinhando com o estado, a nível federal e com a política cultural, pois, a cultura não é gasto, é investimento”, afirmou.
O evento contou com a participação do Conselheiro Estadual de Cultura, Normando Vitorino, que destacou a importância do encontro.
"A Cultura de Patos, que é referência para toda região, está sendo destacada por força do comprometimento dos trabalhadores da cultura e também pela capacidade da própria gestão municipal de dar meios e possibilidades para que o setor possa colocar todo o seu fulgor a serviço da população e de toda a sociedade", destacou Normando.
Tereza Nóbrega, Secretária de Cultura do município de Santa Luzia, também participou do encontro trazendo as experiências executadas na cultura daquele município e enalteceu a importância da Lei Paulo Gustavo.
"É um recurso ainda dentro da perspectiva emergencial, mas dá para subsidiar todo esse conjunto artístico que compõe o audiovisual e algumas outras áreas da cultura que serão contempladas através de editais. Esse ponto é muito forte aqui nessa reunião, pois a caminhada rumo à Conferência e as perspectivas dos editais que serão lançados em todos municípios do nosso estado proporcionarão que artistas recebam esses recursos", explicou Tereza.
Por Coordecom