Um julgamento concluído recentemente no Supremo Tribunal Federal (STF) prevê que a imprensa seja responsabilizada por injúria, calúnia ou difamação de entrevistados. Essa decisão tem gerado críticas de alguns setores da sociedade que veem uma ameaça à liberdade de expressão, item assegurado pela Constituição Brasileira.
Sobre esse assunto o Patosonline.com ouviu o advogado patoense, Taciano Fontes, que opinou e se mostrou preocupado com a referida decisão. Segundo ele, estamos perdendo a liberdade de expressão e alguns setores da imprensa estão aplaudindo. Ele disse que isso representa um perigo para nossa liberdade e pode ser o início de outras medidas que atentem contra o direito de se expressar e de outros direitos básicos da população.
É importante lembrar que o relator do processo, o agora aposentado Marco Aurélio Mello, foi contra a atribuição de responsabilidade aos veículos de comunicação, afirmando que a liberdade de expressão consiste em uma circunstância na qual “várias opiniões e ideologias podem ser manifestadas e contrapostas, caracterizando processo de formação do pensamento da comunidade política”.
Patosonline.com