Na manhã desta terça-feira, dia 15 de agosto, cidades paraibanas e de diversos estados brasileiros enfrentaram uma inesperada queda de energia elétrica. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga.
Segundo a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento na Paraíba, 113 dos 223 munícipios registraram ‘apagões’. Patos e cidades da Região Metropolitana foram algumas das afetadas.
A concessionário disse que aproximadamente 32% dos clientes foram atingidos. A empresa informou que o fornecimento de energia elétrica foi completamente reestabelecido em cerca de 15 minutos.
"A Energisa esclarece que um evento no Sistema Interligado Nacional interrompeu, por proteção, o suprimento de energia para vários estados do país, incluindo a Paraíba. O fornecimento de energia já foi completamente restabelecido no estado. As causas serão apuradas e esclarecidas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)." - disse a Assessoria de comunicação da Energisa em nota.
O apagão passou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília – quando é interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.
Veja os estados afetados pelo apagão:
Por Patosonline.com