Raphael Veiga presenteou os milhares de torcedores que foram ao Allianz Parque neste domingo (27), em uma das noites mais geladas do ano na cidade de São Paulo. Com belo gol de falta no segundo tempo, o meia decidiu a vitória do Palmeiras sobre o Vasco por 1 a 0, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um jogo de maior transpiração do que inspiração.
O resultado mantém a boa fase do Verdão, que não deixa o Botafogo aumentar sua vantagem na liderança do campeonato, vence o quarto jogo seguido na temporada e ganha ainda mais embalo para confirmar mais uma semifinal na CONMEBOL Libertadores. Na quarta-feira (30), às 21h30, o time de Abel Ferreira recebe o Deportivo Pereira após golear na Colômbia por 4 a 0, em um jogo com transmissão pela ESPN no Star+ que, tudo indica, será mera formalidade aos brasileiros.
No Vasco, fica a decepção, ainda mais depois de um golaço anulado no primeiro tempo, marcado por Paulinho em um chute de muito longe, mas invalidado por impedimento no começo da jogada. O time carioca foi ao Allianz com uma série positiva de três jogos sem perder, mas ampliou uma sequência negativa: não vence fora do Rio de Janeiro desde que fez 2 a 1 no Atlético-MG, em 15 de abril.
A história da partida poderia ser outra, é verdade, se o golaço de Paulinho fosse confirmado pela arbitragem. Aos 15 minutos, o meio-campista acertou um "balaço" de muito longe e colocou no ângulo direito de Weverton, mas o VAR, na revisão da jogada, encontrou impedimento de Vegetti no começo do lance.
Essa foi a principal jogada da etapa inicial, em que o Vasco mostrou organização para segurar o poderio ofensivo do Palmeiras, embora não conseguisse ser perigoso. O Palmeiras dominou a posse de bola, mas, com exceção de um chute de Rony logo nos primeiros minutos, não forçou Léo Jardim a tanto trabalho. Para piorar, o time de Abel Ferreira ficou sem Dudu, machucado, que precisou dar lugar a Breno Lopes antes do intervalo.
O cenário do jogo se manteve para o segundo tempo, com os palmeirenses mantendo a posse de bola, mas o golaço de Veiga aos 19 minutos deu mais tranquilidade aos donos da casa. Do bico esquerdo da grande área, o camisa 23 cobrou falta com muito efeito, no canto de Léo Jardim, e ainda contou com um toque na trave para balançar as redes. Na comemoração, um beijo na bandeira de escanteio em vez da tradicional voadora.
Em vantagem, o Palmeiras soube dar o ritmo que gostaria ao jogo e controlou o resultado até o final sem sofrer sustos do Vasco.
Fonte: ESPN