Em áudio enviado pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeita de Patos para os programas radiofônicos da Rádio Espinharas FM, Notícias da Manhã e Espinharas Notícias desta terça-feira, 29 de agosto, o secretário de administração do município falou sobre o protesto dos prefeitos contra a queda nos valores no Fundo de Participação dos Municípios - FPM, no governo do presidente Lula (PT).
Segundo o secretário, o município de Patos teve uma queda de 24% no repasse do FPM, se comparado o mês de agosto deste ano (2023) com o que foi enviado no ano passado (2022).
Francivaldo disse que a diminuição desses repasses por parte do governo federal prejudica serviços essenciais nos municípios, afetando principalmente os mais necessitados que sobrevivem exclusivamente do FPM.
Ouça mais detalhes abaixo:
Segundo o presidente da Famup, George Coelho, para as cidades pequenas, o FPM é a principal fonte de receita do município e ajuda a custear despesas obrigatórias, como o pagamento de servidores públicos e da Previdência.
As quedas nos repasses dificultam a organização das contas e execução dos projetos e ações em benefício da população. A situação se agrava com a falta de repasses de recursos de emendas parlamentares para os municípios oriundos do Governo Federal.
Patosonline.com