Uma criança de apenas 4 anos de idade, do sexo feminino, deu entrada no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, após ter sido picada por uma cobra da espécie Jararaca, em São Mamede.
De acordo com informações, o caso ocorreu na Creche Municipal da cidade. Após o episódio, a garota foi levada às pressas para o hospital e todo o prédio esvaziado para a captura do animal.
Segundo a direção do Hospital Infantil Noaldo Leite, a criança está na Unidade de Terapia Semi-Intensiva, em estado geral regular e com os sinais vitais preservados.
Ainda de acordo com o que a direção nos repassou, foi realizado o tratamento com soro antiofídico, que é utilizado para neutralizar o veneno de serpentes, e a garota queixava-se de dor local e edema (inchaço) na face.
Foram solicitados exames mais detalhados e a equipe médica aguarda os resultados.
Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.
De acordo com o Ministério da Saúde, a espécie é a maior causadora de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil.
Por Patosonline.com