Locais Locais
TAC estabelece recomendações a serem cumpridas pelo Poder Público e Diocese de Patos para a realização da Festa da Guia
Todos os equipamentos sonoros deverão encerrar até meia-noite, de domingo à quinta-feira, e na sexta e sábado deverão encerrar até meia-noite e meia
06/09/2023 12h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Coordecom
Foto: Divulgação/Coordecom

A Prefeitura de Patos, por meio da Procuradoria, Controle Interno e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, esteve reunida com o Ministério Público, Diocese de Patos, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para firmar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que será aplicado para a realização da Festa da Nossa Senhora da Guia, que acontece do dia 14 a 24 de setembro.

O TAC ficou ajustado o horário para a realização das festividades, bem como o desligamento do som, utilização de fogos de artifícios não barulhentos, as vias que serão utilizadas para a posição dos brinquedos, do comércio em geral, e divulgação prévia dos itinerários e programação.   

De acordo com o promotor de Justiça, Eduardo Campos, estabeleceu-se que as festividades, de domingo à quinta-feira, serão das 18h até meia-noite, horário que todo equipamento sonoro deverá ser desligado, enquanto que as lanchonetes e demais serviços devem encerrar até 1h da manhã. Já na sexta e sábado o horário será estendido até meia-noite e meia para desligamento dos equipamentos sonoros e demais funcionamentos até 1h30 da manhã.  

Eduardo alertou ainda para a não utilização de fogos de artifício barulhentos e a ampla divulgação sobre a programação e mudanças no trânsito. “Ficou estabelecida a necessidade de realização de campanhas para evitar a utilização de fogos de artifício barulhento em proteção às pessoas com autismo e aos animais conforme lei que já existe no município de Patos, o total respeito às recomendações do corpo de bombeiros militar, inclusive quanto ao show pirotécnico, que contará com fogos não barulhentos, e também a necessidade de divulgação prévia no site da prefeitura dos itinerários, das carreatas, da procissão e do passeio ciclístico, além das mudanças no trânsito para que o cidadão tenha conhecimento de onde haverá interdição de vias”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Josemila Nóbrega, ressaltou que a festa de Nossa Senhora da Guia é a maior festa religiosa do Sertão da Paraíba e garantiu que os órgãos municipais responsáveis para a realização da festividade estão comprometidos para que tudo ocorra da melhor forma.

Em relação à segurança pública, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Esaú, garantiu que as famílias poderão participar das festividades em segurança. Para isso, ficou organizado que “estaremos realizando policiamento ostensivo e preventivo em todos os demais eventos que cercam esse período, como a abertura com a carreata, a procissão, também terá um passeio ciclístico, então tudo isso a Polícia Militar, ela se encarregará de dar um suporte com a atuação nos vários segmentos de policiamento, com policiamento a pé, policiamento em motocicletas, a ciclopatrulha terá um papel fundamental na execução da segurança, nas adjacências do evento e também todo o aporte de policiamento já ordinário mantido na cidade de Patos. Então a gente acredita que teremos mais um ano de evento seguro onde as famílias poderão, sim, vir até a festividade buscar justamente a diversão, o lazer, o entretenimento e os fiéis que vem para o pavilhão realizar suas atividades religiosas terão garantido a sua segurança e também de toda sua família”.

Embora a abertura oficial da festa da Nossa Senhora da Guia aconteça apenas no próximo dia 14, no último domingo (3) aconteceu a tradicional Missa do Vaqueiro, evento que faz parte do calendário do evento religioso, unindo tradição, cultura e religiosidade.

Secretária Josemila Nóbrega
Promotor Eduardo Campos
Tenente-Coronel Esaú

Por Coordecom