Brasil Brasil
DIFICULDADE: Explodem inadimplência de empresas no Nordeste em 2023
Região Nordeste registra mais de 1,11 milhão de empresas inadimplentes em julho, mostra Serasa Experian
11/09/2023 20h55
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Assessoria/Serasa
Inadiplência - Imagem Agência Brasil
Em julho, foram registradas 1.118.026 empresas inadimplentes na região Nordeste, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. A Bahia (BA) foi a Unidade Federativa (UF) com o maior número de registros (340.070). Veja, a seguir, o gráfico com os dados na íntegra:
Na análise nacional, foram registradas 6,55 milhões de empresas inadimplentes no Brasil, um aumento de 33 mil companhias em relação a junho de 2023, mês em que também havia sido registrado recorde da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. Essa elevação foi puxada pelas empresas de “Serviços”, com a maior parte das negativações (54,2%), seguidas por “Comércio” (36,9%). A seguir, estão o gráfico e a tabela com os dados na íntegra:
De acordo com o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, “a taxa de juros do país continua desafiadora às empresas. A inadimplência é o resultado da impossibilidade de arcar com os compromissos financeiros, o que chama a atenção para uma urgência na reorganização financeira das companhias para que uma perspectiva melhor surja nos próximos meses.”
O setor com mais dívidas inadimplentes em julho foi o de “Outros” (28,2%) que contempla contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário, seguido por “Serviços” (27,7%) e “Bancos e Cartões” (20,1%). O segmento com menor incidência de atrasos foi o de “Securitizadoras” (1,1%). Confira o gráfico a seguir com o levantamento completo desse recorte:

Por Assessoria/Serasa