Política Politica
Ao Patosonline.com, presidente da FAMUP afirma que Lula deve quase 300 milhões de reais aos municípios da PB. Ouça 
No dia 30 de agosto, municípios de 16 estados realizaram mobilização cobrando do Governo Federal solução para o problema. O movimento foi encabeçado pela Paraíba, através da Famup
13/09/2023 16h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patososnline.com 

Em contato com o Patosonline.com nesta quarta-feira, 13 de setembro, o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, voltou a confirmar a situação difícil dos municípios paraibanos no atual governo do presidente Lula (PT).   

George Coelho lembrou que não é só a questão da queda brusca do Fundo de Participação do Municípios - FPM, que afeta os gestores paraibanos, mas também a falta de repasse das emendas impositivas e emendas especiais, que segundo ele, somam quase R$ 300.000,00 (trezentos milhões de reais). Esses valores não chegaram aos municípios do nosso estado na gestão do presidente Lula.

Coelho ainda falou sobre o documento encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, relatando os graves problemas vivenciados pelos municípios e pedindo apoio para resolver a questão da redução de repasses, que pode resultar em demissão em massa e suspensão de serviços.

“Entregamos a Carta Aberta ao ministro da Casa Civil para que o presidente Lula possa conhecer e se sensibilizar com a realidade dos municípios. Aproveitamos a vinda do ministro Rui Costa à Paraíba para, juntamente com o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, fazer essa entrega na presença de diversos prefeitos e prefeitas. Esperamos uma solução urgente para evitar as constantes quedas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Só assim, os municípios poderão garantir a manutenção de serviços essenciais nos municípios”, disse George Coelho.

Os municípios ainda estão cobrando do Governo Lula, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no 25/2022, que prevê a ampliação em 1,5% dos repasses do FPM no primeiro decênio do mês de março de cada ano. Também é cobrada a assistência financeira complementar da União aos demais entes federativos para a observância do piso salarial nacional para os enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, estabelecido pela Lei 14.434/2022.

As entidades e prefeitos também contam a recomposição e atualização dos valores repassados para as UBS, revisão dos valores da merenda escolas (Governo Federal destina R$ 0,50 por dia para cada aluno) e transporte, bem como o ressarcimento dos municípios de, no mínimo, 20% das perdas na realização dos programas federais. A dificuldade financeira dos municípios vem motivando uma série de ações. No dia 30 de agosto, municípios de 16 estados realizaram mobilização cobrando do Governo Federal solução para o problema. O movimento foi encabeçado pela Paraíba, através da Famup. 

Ouça a fala do presidente da FAMUP:

Presidente da Famup, George Coelho - Áudio: Patosonline.com

Patososnline.com