A cidade de Patos vem fazendo jus ao apelido de “Morada do Sol”. Já é comum, durante a maior parte do dia e em algumas épocas do ano, principalmente entre os meses de setembro a janeiro, uma elevação na temperaturatura, no entanto, ao longo desta semana, a onda de calor que teve início em diversas partes do Brasil, está trazendo uma média de aproximadamente 40º C no período da tarde.
Esse fato tem sido confirmado pelos serviços meteorológicos que apontam o aumento da temperatura e queda da umidade relativa do ar.
Para esta terça-feira, 26 de setembro, o site Climatempo apontou que a cidade de Patos deverá ter uma temperatura de 39º C na sombra. No sol, dependendo do local, essa temperatura pode ultrapassar os 45º C.
Esse pico de temperatura deve ocorrer entre às 15h e 16h. Já a umidade relativa do ar, despenca aos 26%, entre às 16h e 18h, batento níveis desérticos.
Na tarde de ontem, o termômetro localizado na Praça Getúlio Vargas, Centro da cidade, registrou uma oscilação de temperatura entre 42º e 43º C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta manhã um alerta laranja de perigo de onda de calor para 81 municípios paraibanos, inclusive, em Patos. O Inmet também emitiu alerta de perigo de baixa umidade para 68 municípios paraibanos
Uma onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma grande área, por vários dias consecutivos.
A alta pressão atmosférica deixa o ar seco, inibe o crescimento e formação de nuvens e a ocorrência de chuva
O sistema de alta pressão atmosférica que está causando esta onda de calor do início da primavera só deve começar a enfraquecer no final desta semana. Assim, até o dia 28 de setembro, temperaturas muito altas ainda serão observadas sobre a maioria das áreas do Sudeste e no Centro-Oeste, caracterizando uma onda de calor.
Além disso, de setembro a novembro, o Hemisfério Sul naturalmente já é mais aquecido pelo Sol. Esse é um dos motivos que faz com que a primavera seja uma estação de muito calor em grande parte do Brasil.
Por Patosonline.com
Com informações do Climatempo