Locais Locais
Internauta gestante relata falta de ambulância do SAMU para atendimento na noite desta segunda (25); coordenador do serviço esclarece
26/09/2023 14h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.com

Na manhã desta terça-feira, 26 de setembro, a redação do Patosonline.com foi procurada pela internauta Damiana Pereira, residente no Conjunto Geralda Medeiros, em Patos, fazendo uma denúncia acerca da falta de ambulâncias do SAMU para um atendimento na noite de ontem (25).

A denunciante, que está grávida, relatou que na noite de segunda-feira, por volta das 21h, passou mal e seus familiares tentaram obter assistência do SAMU, mas foram informados de que não havia ambulâncias disponíveis, pois estavam em ocorrências.

O atendente orientou então que a paciente acionasse o Corpo de Bombeiros, e caso não fosse atendida, retornasse para o SAMU novamente para saber se já havia unidades disponíveis. O Corpo de Bombeiros também informou que estava sem ambulâncias no momento.

Os familiares disseram que não retornaram novamente para o SAMU e ficaram aguardando se a paciente melhorava, o que, felizmente, aconteceu, sem necessidade de intervenção do serviço.

Ouça mais detalhes abaixo:

Lenilda, familiar da gestante Damiana - Áudio: Patosonline

O que diz a direção do SAMU?

Sobre o assunto, o Patosonline.com fez contato com o coordenador do SAMU de Patos, João Albuquerque, e o mesmo informou que no momento em que a paciente acionou o serviço, houve uma ocorrência de disparos de arma de fogo, que geralmente mobilizam duas ou três ambulâncias devido a gravidade.

João Albuquerque disse ainda que há casos de menor gravidade onde não terão ambulâncias dispostas para atender no momento exato, sendo enviada após a conclusão dos atendimentos de maior urgência.

Além disso, o coordenador frisou que a paciente não teria procurado novamente o SAMU posteriormente, após ter feito contato com o Corpo de Bombeiros.

"Quando se há uma gravidade, o pessoal precisa entender que o SAMU Regional de Patos é um serviço de urgência e emergência que dispõe de um atendimento de mais de 20 municípios. Então, a gente tem hora que, devido a gravidade de outras ocorrências, vamos priorizando pelo quadro clínico, outros a gente vai deixando em stand by, pra quando vai desocupando as ambulâncias", disse João Albuquerque.

Ouça mais detalhes abaixo:

João Albuquerque, coordenador regional do SAMU - Áudio: Patosonline.com

Por Patosonline.com