A cidade de Patos, localizada no Sertão paraibano, foi a que registrou a maior temperatura no estado após o alerta de onda de calor emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na terça-feira (26). Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o município atingiu a marca de 39,1°C, superando em mais de três graus a média histórica para a primavera, e marcando a maior temperatura registrada em 2023 na cidade.
Em alguns pontos da cidade, no entanto, a sensação términa chegou aos 43º C, como registrado pelo termômetro instalado na Praça Getúlio Vargas, no Centro.
De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, esse aumento nas temperaturas se deve à influência do fenômeno El Niño, que está presente no país desde junho. Essa condição já havia contribuído para um inverno mais quente, com temperaturas entre 1°C e 1,5°C acima da média.
O alerta emitido pelo Inmet, que é válido para 81 municípios do Sertão e Alto Sertão paraibanos até às 18h da sexta-feira (29), prevê que as temperaturas podem subir ainda mais, chegando a até 5°C acima da média, durante um período de três a cinco dias. Bandeira explicou que a ausência de nuvens na região do Sertão, conhecida como "área de subsidência do ar," contribui para a incidência direta da radiação solar, resultando em temperaturas extremamente elevadas e uma sensação térmica ainda mais intensa.
A meteorologista ressaltou que esse aumento de temperatura é específico para a região do Sertão e não deve se estender a outras áreas da Paraíba. Enquanto muitos observam que as temperaturas estão mais altas em outras regiões, Bandeira enfatiza que o aumento nas temperaturas na faixa leste do estado está dentro da média e já era esperado, uma vez que a primavera teve início recentemente na última semana.
Por Patosonline.com
Com informações do g1 PB