Com o objetivo tirar dúvidas, ouvir demandas, discutir soluções para que a prestação jurisdicional seja cada vez mais eficiente e célere no Estado, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, se reuniu com juízes(as), servidores(as), chefes de Cartório, assessores(as) e gerentes de fóruns da 3ª Circunscrição. O encontro ocorreu no auditório do Fórum ‘Miguel Sátyro’, na Comarca de Patos, na manhã desta quinta (28), e prossegue na manhã desta sexta-feira (29).
A iniciativa do desembargador João Benedito de visitar todas as sedes de Circunscrição do Estado faz parte do planejamento estratégico da gestão do biênio 2023/2024. As sedes da 5ª, em Cajazeiras, e da 4ª Circunscrição, em Sousa, foram as primeiras a ter o encontro. “Estamos aqui num formato de trabalho sem formalidade, orientando os juízes(as) e servidores(as) com a participação de toda a equipe administrativa”, disse o presidente da Corte.
Além de destacar que esse modelo de reunião também é um laboratório para as futuras gestões do TJPB, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, afirmou que a administração do desembargador João Benedito será um marco na história do Tribunal. Já o desembargador Fred Coutinho ressaltou que foi uma honra participar do encontro na unidade judiciária de Patos, dialogando com servidores(as) e juízes(as) sem formalidade.
"Não é fácil ser gestor, mas o desembargador João Benedito, com toda a sua equipe administrativa, vem realizando um excelente trabalho à frente do Tribunal, além de propiciar esse contato olho a olho que é muito importante e onde surgem grandes ideias", falou o desembargador Fred Coutinho, que conduziu a reunião com os(as) servidores(as).
A diretora do Fórum de Patos, juíza Joscileide Ferreira de Lira, afirmou que é de suma importância a visita do desembargador-presidente com toda sua equipe administrativa à Comarca de Patos. Ela destacou que o desembargador Benedito vem promovendo um trabalho de excelência e que é uma pessoa de referência. “Ao sair da Capital do Estado para vir à Capital do Sertão, significa a sensibilidade que o desembargador João Benedito tem com o povo sertanejo, e como é importante trazer cada setor administrativo do Tribunal de Justiça para que dialogue com todos os juízes, não só da Comarca de Patos, mas de toda Circuncisão, assim como os diretores e gerentes que também vieram do Tribunal”, destacou a magistrada.
Para o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Alexandre Trineto, é uma característica do desembargador-presidente uma administração democrática com a participação e sugestões dos magistrados(as) e servidores(as) de cada região do Estado. “Isso na realidade não só facilita a compreensão por parte da Presîdência, dos problemas que afligem cada região do Estado, mas ela otimiza também a resposta dada pelo Tribunal de Justiça na busca do aperfeiçoamento, não só do trabalho realizado pelo Poder Judiciário como um todo, mas acima de tudo com objetivo que isso reflita na prestação jurisdicional que é a atividade-fim do nosso Poder”, ressaltou o presidente da AMPB.
Durante o encontro com os servidores(as), o diretor especial do TJPB, Robson Cananéa, destacou que as reuniões já estão colhendo frutos. A estagiária Maria Luiza, falando em nome dos servidores(as), declamou um poema de sua autoria em homenagem ao desembargador João Benedito, onde externou gratidão pela vinda do presidente à Comarca de Patos.
Ainda no Fórum ‘Miguel Sátyro’, o presidente do TJPB inaugurou a Sala dos Oficiais de Justiça e participou das homenagens aos servidores(as) aposentados(as) da unidade judiciária: Ivanildo Rodrigues de Lima, Rita Maria Cavalcanti Palmeira e Maria Socorro Soares Sousa. “Coisa boa é ser homenageado pelo nosso trabalho”, afirmou o desembargador João Benedito, na ocasião.
Os juízes(as) e demais servidores(as) que participaram da reunião são das unidades judiciais que compõem a 3ª Circunscrição: Água Branca, Coremas, Itaporanga, Juazeirinho, Piancó, Princesa Isabel, Santa Luzia, São José de Piranhas, Taperoá e Teixeira. A Comarca de Patos é a sede da Circunscrição.
Durante o evento, o presidente do TJPB estava acompanhado da equipe administrativa composta pelos(as) juízes(as) auxiliares da Presidência, Fábio Araújo, Michelini Jatobá e Lua Yamaoka; do juiz auxiliar da vice-Presidência, Ely Jorge; e também dos diretores(as) Gisele Alves Barros Souza (Administrativo), Einstein Roosevelt Leite (Gestão de Pessoas) e Thiago Bruno Nogueira Alves (Jurídico).
Já os(as) gerentes(as) que acompanharam o presidente foram: Ana Caroline Leal de Vasconcelos (Projetos e Gestão Estratégica), Valéria Beltrão (Qualidade de Vida), Marieta Tavares (Arquitetura), Walquíria Maria (Comunicação), Cassandra Lustosa (Cerimonial), Lúcia Bezerra (Patrimônio), Marconi Edson (PJe), Júlio Paiva (Sistema), Pablo Viana (Gestão Operacional de Suprimentos de Fundos) e Ronald Cavalcanti (Finanças e Contabilidade).Também presentes pela Corregedoria-Geral de Justiça, os juízes-corregedores(as) Aparecida Sarmento Gadelha e Antônio Carneiro, além do diretor-geral da CGJ, Damião Alves.
Por Marcus Vinícius