Na manhã desta sexta-feira, 29 de setembro, o Patosonline.com recebeu imagens de internautas acerca de uma recente operação de retirada de árvores do canteiro central da Rua Bossuet Wanderley, localizada no coração do Centro de Patos.
O fato gerou polêmica e levantou questionamentos entre os moradores e transeuntes da área. A ação, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, teve como objetivo a remoção de diversas árvores da espécie algaroba que ocupavam o espaço.
Diante da onda de calor que vem ocorrendo na cidade de Patos, os populares que frequentam a região questionaram a necessidade da retirada das árvores, que proporcionavam sombra.
Para esclarecer a situação, o Patosonline.com entrou em contato com a secretária de Meio Ambiente de Patos, Manoella Rodrigues, que explicou as circunstâncias para remoção das árvores. Em áudio enviado à nossa equipe, a secretária da pasta destacou que a decisão de retirar as árvores do canteiro central da Rua Bossuet Wanderley faz parte de um planejamento antigo. Segundo ela, as árvores apresentavam riscos significativos de queda devido ao estado comprometido de suas estruturas.
Manoella explicou que a segurança dos pedestres e dos motoristas que transitam pela via foi a principal consideração na decisão de remover as árvores, uma vez que, algumas delas estavam com os troncos podres, diversas fissuras, presenças de fungos e quase se partindo ao meio, representando um risco iminente de acidentes. A retirada se deu com apoio da Energisa, tendo em vista que a rede de alta tensão também já estava sendo prejudicada.
A secretária destacou que as árvores serão imediatamente substituídas e haverá uma parceria público-privada, onde algumas clínicas que funcionam no setor ficarão responsáveis pela manutenção do canteiro.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Patosonline.com