Um incêndio de grandes proporções, que já dura uma semana, tem causado destruição em uma vasta área de reserva no Sertão da Paraíba, aproximadamente 270 hectares, equivalente a 270 campos de futebol. A área afetada circunda o Parque Estadual da Serra da Santa Catarina, abrangendo os municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada. As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (2).
Equipes do CBMPB estiveram atuando para combater as chamas, integrando assim militares da região bem como alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO).
Na última sexta-feira (29), uma força-tarefa com mais de 80 bombeiros foi mobilizada na tentativa de controlar as chamas, mas até o momento, o incêndio não está sob controle. O comandante regional do Corpo de Bombeiros, coronel Saulo Alves Laurentino, relatou que a previsão é que a ação de combate ao fogo se estenda até o final desta semana.
A situação é agravada devido à dificuldade de acesso na região do entorno do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina. Os bombeiros enfrentam desafios para chegar ao local, limitados a equipamentos de combate ao fogo de fácil transporte, como mochilas anti-incêndio e abafadores. O terreno acidentado e de difícil acesso torna a operação mais complexa.
Ainda segundo o coronel Saulo, diversos fatores podem ter culminado neste incêndio, sendo apontadas as causas climáticas, juntamente com o relevo e tipo de vegetação da área.
O Corpo de Bombeiros ressalta ainda que práticas agrícolas com utilização de fogo nas propriedades rurais podem gerar incêndios de grandes proporções. Apesar de ser uma ação que ainda acontece, provocar queimadas é crime.
As autoridades locais e a equipe de bombeiros continuam mobilizados na luta contra o incêndio, buscando conter a destruição e preservar essa importante área de reserva natural.
Por Patosonline.com
Com informações do Corpo de Bombeiros e Portal T5