Esportes Esportes
Verstappen é tricampeão mundial na sprint do Catar após batida de Pérez
Colisão entre o mexicano da RBR, Hulkenberg e Ocon na volta 11 da corrida sprint do GP em Lusail, neste sábado, garantiu título de Verstappen com algumas voltas de antecedência
09/10/2023 09h20
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: ge
Crédito: ©2016 MacKrys

Agora é oficial: Max Verstappen é o mais novo tricampeão mundial de Fórmula 1. Coroando temporada mais dominante da própria carreira, o holandês fechou a conta antes mesmo da bandeirada que encerraria a corrida sprint do GP do Catar neste sábado. Isso porque o vice-líder do campeonato, Sergio Pérez, bateu a oito voltas para o fim da disputa, abandonando a prova. O incidente ainda envolveu Esteban Ocon, da Alpine, e Nico Hulkenberg, da Haas.

Carro de Sergio Pérez após batida na corrida sprint do GP do Catar, que cravou tri de Max Verstappen na F1 2023 — Foto: Ayman Yaqoob/Anadolu Agency via Getty Images

A vantagem de Verstappen era tanta, que o tri já estaria garantido se ele chegasse até a sexta colocação. Não foi necessário, entretanto, ir tão longe. O holandês cruzou a linha de chegada em segundo lugar na prova vencida pelo calouro da McLaren, Oscar Piastri. Com isso, faturou sete pontos dos três que precisava.

O incidente de Pérez foi na volta 11 de um total de 19 na prova, que concede pontos extras aos oito primeiros colocados.

Enquanto Verstappen ocupava a terceira colocação, recuperando-se de uma largada aquém do esperado que lhe fez despencar seis posições, Pérez lutava para entrar na zona de pontuação. O mexicano havia iniciado a prova em oitavo, porém, caiu para décimo no decorrer da disputa.

Sergio Pérez antecipou tri de Max Verstappen em oito voltas após bater na corrida sprint do GP do Catar de F1 2023 — Foto: Ayman Yaqoob/Anadolu Agency via Getty Images

Depois de ultrapassar Gasly, Pérez colou em Nico Hulkenberg, da Haas. O alemão ocupava o nono lugar na prova, bem atrás de Esteban Ocon.

De repente, o francês da Alpine e o mexicano da RBR cercaram o rival do carro de número 27 e colidiram alguns metros à frente, arrastando o terceiro carro consigo. Os dois acabaram na caixa de brita e abandonaram, assim como Hulkenberg.

Batida que tirou Sergio Pérez de vez da briga pelo título da F1 2023, na corrida sprint do GP do Catar — Foto: Ayman Yaqoob/Anadolu Agency via Getty Images

- Foi uma massiva, grande pena. Eu estava no lugar errado e na hora errada, em um incidente envolvendo Esteban e Hulkenberg, mas fui o único a pagar o preço. Tive muitos danos ao meu carro. Infelizmente não conseguimos dar muitas voltas aqui mas temos boas informações acerca do que esperar para amanhã - lamentou o mexicano.

Sergio Pérez é atendido por fiscais após bater na corrida sprint do GP do Catar de F1 em 2023 — Foto: Ayman Yaqoob/Anadolu Agency via Getty Images

Com apenas 172 pontos em disputa a partir da corrida principal do GP do Catar, neste domingo, e as cinco etapas seguintes, Pérez já não pode mais alcançar Verstappen, que sustenta 184 de vantagem sobre ele.

Além disso, o mexicano ainda tem seu vice-campeonato ameaçado pela aproximação de Lewis Hamilton: o heptacampeão da Mercedes ocupa o terceiro lugar no campeonato de pilotos, com 30 pontos a menos que Checo. A equipe alemã, por sua vez, é vice-líder do Mundial de construtores.

Fonte: ge