No próximo sábado, dia 14 de outubro, o Brasil será contemplado com a visão para o Eclipse Anular do Sol. Este fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Assim, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol criando um "anel de fogo" no céu. O Brasil será um dos lugares privilegiados a testemunhar esse evento, com destaque para as regiões Norte e Nordeste.
A Paraíba será um dos estados do Nordeste que terá visão privilegiado para o fenômeno. Por estar em posição geográfica de altitude elevada, o Pico do Jabre será um dos pontos na Paraíba com visão favorecida para contemplar o Eclipse Anular do Sol. Considerado o segundo ponto mais alto do Nordeste, o Pico do Jabre registra 1.208 metros acima do nível do mar, o que favorece a visão para fenômenos astronômicos, sendo cenário de encontros científicos e tecnológicos, além de eventos turísticos de referência no Estado.
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), está coordenando uma ação integrada nacional e internacional para observar e transmitir o Eclipse Anular do Sol. Nessa ação, os parceiros internacionais cederão as imagens do eclipse quando estiver ocorrendo na parte oeste dos Estados Unidos (EUA), parte da América Central e Colômbia. Quando a sombra da Lua atingir o Brasil será a vez dos astrônomos brasileiros cederem suas imagens para os parceiros internacionais Time and Date e NASA que tradicionalmente fazem a transmissão para o mundo.
O eclipse começará na parte da manhã e será primeiro observado na costa oeste dos Estados Unidos. O fenômeno será visto por último no Brasil. A transmissão pelo canal do YouTube do ON terá início às 11h30 da manhã quando o eclipse anular estará começando na costa oeste dos EUA, e vai acompanhar todo o percurso da anularidade até que chegue ao seu final na costa leste do Brasil em torno das 17h30.
Por Assessoria