Uma recente mudança na política de transporte para consultas médicas fora do domicílio, tem causado preocupações entre pacientes e suas famílias na cidade de Patos. De acordo com relatos, pacientes que precisam de cuidados médicos em outras cidades agora estão enfrentando dificuldades de locomoção, especialmente durante deslocamentos noturnos.
O caso que trouxe essa situação à tona envolve uma moradora do bairro Monte Castelo, que há três anos faz acompanhamento médico em João Pessoa. Em contato com o Patosonline.com, sua filha explicou que anteriormente, o transporte buscava a paciente em sua residência e a deixava na unidade de saúde de destino. No entanto, recentemente, foi informado que ela teria que se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jatobá para pegar o carro que a levaria a suas consultas na capital.
Essa alteração na política de transporte médico tem gerado revolta e preocupação entre pacientes e familiares, que agora relatam ter que enfrentar deslocamentos noturnos e potencialmente perigosos para buscar atendimento médico.
Confira o relato abaixo:
Gostaria de fazer uma denúncia e ao mesmo tempo um questionamento. Na quinta-feira (05) fui na Secretaria marcar a viagem pra João Pessoa, onde minha mãe faz um acompanhamento, chegando lá, a moça marcou, até aí estava tudo certo, o questionamento vem quando ela fala que minha mãe teria que se deslocar da sua residência, no bairro Monte Castelo, até a UPA do Jatobá para poder pegar o carro para ir pra sua consulta em João Pessoa. Eu acho isso um absurdo, faz 3 anos que minha mãe faz esse acompanhamento lá e o carro sempre veio buscar em casa e deixar, e agora eles falaram que o carro não vem mais buscar, então, ela tem que sair da sua casa de meia noite sozinha para ir pegar esse carro na UPA, isso me deixou muito revoltada.
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com Hedi, coordenador de transportes do setor de saúde da Prefeitura de Patos, e o mesmo explicou que as mudanças recentes na política de transporte para tratamento fora do domicílio se deu de maneira técnica.
Segundo ele, no último mês de setembro, a Prefeitura adquiriu um novo micro-ônibus 0km, preparado para receber até 25 pessoas e equipado com acessibilidade, levando pacientes para tratamento em Campina e João Pessoa.
O coordenador explicou que como o novo veículo é de um porte maior que a van utilizada anteriormente, em algumas ruas a passagem acabaria sendo dificultada e essa busca de pacientes dentro da cidade, que antes demorava cerca de 1h, agora passaria a ser 2h ou até mesmo 3h, já que a velocidade é menor que a van, atrasando assim, a chegada dos pacientes em seus destinos.
Por isso, Hedi destaca que ficaram definidos cinco ponstos para a busca dos pacientes, sendo eles: Base do SAMU, Hospital Regional, UPA do Campo da Liga, UPA do Jatobá e Secretaria de Saúde.
Ele frisou que o novo veículo trouxe mais conforto e comodidade aos pacientes durante as viagens, uma vez que está totalmente equipado com poltronas reclináveis, televisão e acessibilidade.
Por Patosonline.com