Neste sábado, dia 14 de outubro, o estado da Paraíba teve o privilégio de ser palco do eclipse solar anular, um dos eventos astronômicos mais esperados do ano.
Para os observadores na linha central da anularidade, localizada na Paraíba, o eclipse prometia uma experiência espetacular, com uma duração prevista de mais de quatro minutos, de acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita.
Na cidade de Patos, diversas pessoas estiveram reunidas na Alça Sudeste para a observação do eclipse, no entanto, acabaram se frustrando diante da presença de nuvens no céu da Capital do Sertão. Veja abaixo:
Loading...
Um observatório com tendas, telescópios e outros equipamentos, foi montado no local, pela professora Aline e o professor Marcos, como parte do Projeto Ensino de Astronomia, em colaboração com o Colégio FERA e a UEPB.
Durante o ápice da anularidade, que teve uma duração de 4 minutos, a nuvem acabou encobrindo o fenômeno, frustando boa parte do público que se deslocou até a Alça. Segundo a professora Aline, integrante do Projeto Ensino de Astronomia, muitas escolas e outros projetos foram convidados para a observação e a expectativa era de que cerca de 5 mil pessoas passassem pelo local.
Loading...
A concentração de pessoas foi tanta, que um engarrafamento se formou no momento da saída:
A equipe do Patosonline.com esteve acompanhando o evento e fez alguns registros. Confira abaixo:
Loading...
Loading...
Loading...
Por Patosonline.com