A poda drástica, que costumava ser considerada um resíduo sem utilidade, agora está sendo transformada em matéria orgânica, graças a um projeto conjunto da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Públicos do município de Patos.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Manoella Rodrigues, muitas pessoas não têm conhecimento sobre as possibilidades de reutilização dos restos de poda, que poderia ser uma fonte potencial de receita para o município. Em vez de descartar essa matéria, que é uma rica fonte de nutrientes para o solo, os moradores podem agora entregá-la em um ponto específico no "Canal do Frango".
A secretaria disponibilizou uma máquina de trituração, que opera diariamente. E essa trituração da poda é transformado em um pó que, posteriormente, é usado em projetos de compostagem em conjunto com resíduos de coco. Esse material é utilizado na área do antigo lixão para a restauração do solo.
Além disso, há planos para estabelecer pontos específicos em toda a cidade para a coleta e processamento desses resíduos, facilitando ainda mais a participação da comunidade.
Patosonline.com
Áudio: Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas FM