A partida entre Botafogo e Athletico-PR, neste sábado (21), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve que ser suspensa logo no início do 2º tempo devido a problemas de fornecimento de energia no Estádio Nílton Santos.
Na etapa inicial, o duelo teve que ser suspenso quatro vezes depois de seguidas falhas nos refletores, irritando muito os atletas e as comissões técnicas.
Por causa da falta de eletricidade, o VAR também ficou inoperante, não checando os lances dos gols marcados pelas duas equipes.
Curiosamente, os dois tentos foram polêmicos: no do Botafogo, a defesa rubro-negra reclamou de falta de Tiquinho Soares em Thiago Heleno; no do Athletico-PR, os botafoguenses alegaram que Pablo estava impedido.
O 1º tempo acabou depois da 4ª queda de energia, quando o cronômetro marcava 63 minutos, mas ainda havia muito tempo de jogo.
Na volta do intervalo, a luz voltou a cair logo depois do árbitro autorizar o reinício do jogo, e a partida teve que ser interrompida mais uma vez.
Com isso, o juiz ordenou aos jogadores que fossem para os vestiários por 30 minutos, enquanto o Nílton Santos tentava normalizar a situação da iluminação.
No entanto, o sistema de iluminação seguiu com falhas, mesmo após uma hora de espera, e a partida teve que ser suspensa de fato.
"Conversamos com engenheiro responsável e a gente não tem segurança que a luz vai voltar. Neste momento, a partida está suspensa. A CBF vai entrar em contato com os clubes para definir nova data", informou o árbitro Matheus Deglado Candançan às equipes, nos vestiários no Nílton Santos.
Agora, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) terá que marcar uma nova data para o duelo, já que resta o 2º tempo inteiro para ser disputado.
Não será possível, porém, jogar neste domingo (22), já que a cidade do Rio de Janeiro já receberá o clássico entre Flamengo e Botafogo.
Em comunicado em suas redes sociais, a Light, empresa responsável pelo fornecimento de energia no Rio de Janeiro, afirmou que o problema de falta de energia foi do estádio, e não da companhia.
"Nossas equipes estiveram no Estádio Olímpico Nilton Santos, e no local, confirmaram defeito interno de responsabilidade do estádio. As duas linhas da Light estão íntegras e disponíveis", informou.
Em suas redes sociais, o Botafogo afirmou que é "prematuro" apontar quem foi o culpado pela falha.
"Na partida entre Botafogo e Athletico-PR, disputada neste sábado (21), houve uma instabilidade no sistema de energia, de causas e responsabilidades desconhecidas. É prematuro afirmar a origem do ocorrido, que ainda está sendo apurada", escreveu a equipe.
Fonte: ESPN