A cidade de Patos foi sede da Conferência Intermunicipal de Educação, realizada nesta quinta-feira (26). O evento, que teve como temática central, “Política de Estado para a garantia da Educação como direito humano, com Justiça Social e desenvolvimento socioambiental sustentável” reuniu 11 municípios para debater o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que valerá para a década de 2024 à2034. Os secretários municipais da pasta nos municípios de Patos, Malta, Cacimba de Areia, Catingueira, Mãe d’Água, Matureia, Santa Luzia, Emas, Santa Terezinha, São José do Bonfim e Quixaba estiveram presentes acompanhados de suas respectivas comitivas.
O município de Patos, anfitrião do evento, foi representado, durante a formação do espaço de honra, pelo vice-prefeito Jacob Souto, pela Secretária municipal de Educação, Adriana Carneiro, pela representante do Fórum Municipal de Educação de Patos, Rosangela Cruz e pelo coordenador pedagógico de Patos, Márcio Medeiros.
Um dos momentos mais aguardados foi a conferência abordando o tema do evento, ministrada pelo professor doutor Daniel Brandão, que desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE. Palestrante e escritor.
Ao longo da tarde, foram realizados sete eixos de debate discutindo o PNE, permanência escolar, Direitos Humanos, Inclusão Social, diversidade, gestão democrática, valorização dos profissionais de educação, financiamento público da educação pública e educação socioambiental sustentável. Por fim, houve a aprovação do regimento interno e a sistematização das propostas de cada município participante que serão levadas para a Conferência Estadual e, conseqüentemente, à Nacional para que possam ser incluídas ao novo PNE.
Participaram da Conferência, representantes dos pais de alunos das escolas públicas, da educação privada, da educação superior, das escolas de ensino médio, da rede de ensino estadual, representantes sindicais, conselheiros, Ministério Público e membros da sociedade civil organizada. Além disso, foram firmadas parcerias entre a Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Educação com o Conselho Municipal de Educação, ForumMunicipal de Educação de Patos, FEEPB, UEPB, UFCG, Unifip, Undime, Uncme-PB e Sinfemp.
A Conferência Intermunicipal de Educação foi promovida pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Educação. No próximo mês de novembro, acontecerá a etapa estadual da Conferencia que será sediada em Patos.
Por Coordecom